Você sabe o que é dropshipping?
O modelo de negócio ganhou popularidade no Brasil e no mundo nos últimos anos, e pode ser uma boa alternativa para quem já tem ou pensa em abrir um e-commerce.
De acordo com informações do Portal E-commerce Brasil, atualmente, cerca de 33% das lojas digitais no mundo atuam via dropshipping e a previsão é que ele ultrapasse uma avaliação de mercado equivalente a US$ 591,77 bilhões até 2027.
Além disso, as estimativas apontam também um crescimento 28,8% até 2025, que já está logo ali.
Quer saber mais sobre como o modelo funciona, suas principais vantagens e desvantagens?
É só continuar a leitura!
Do inglês drop, largar, e shipping, de remessa ou envio, a empresa que trabalha com o modelo de negócio conhecido como dropshipping não possui estoque dos produtos oferecidos por ela e direciona todo esse serviço para o próprio fornecedor.
Dessa maneira, ela não precisa se preocupar com toda a logística de envio, frete e outros, sua função se resume a vender os produtos de forma online e fazer essa intermediação entre cliente x fornecedor.
Ao fazer o pedido no e-commerce, todas as informações do mesmo já são enviadas para o fornecedor pela empresa, que cuida do resto, como o preparo da encomenda para a entrega e o despacho via Correios ou transportadora.
O pagamento pode ser feito de duas formas: do cliente para o e-commerce e, em seguida, do e-commerce para o fornecedor; ou, ainda, por meio de um pagamento direto ao fornecedor, onde o e-commerce fica uma parte da comissão de venda.
Você já tinha ouvido falar nesse modelo de negócio?
Em 2023, o dropshipping pode ultrapassar a marca global de US$ 200 bilhões, pela primeira vez na história. É o que afirmam os dados da Statista, plataforma alemã especializada em coleta e análise de dados.
E quais seriam as principais vantagens de apostar em um modelo de negócio como esse?
O baixo custo inicial é uma das características mais atraentes do modelo de dropshipping.
Além dos altos investimentos, em geral, que ocorrem em modelos de negócios mais tradicionais, as empresas que trabalham com grandes estoques costumam também abrir o bolso para investir nos mesmos, o que implica em riscos – em especial, os financeiros!
No entanto, com o dropshipping, os custos iniciais são reduzidos, uma vez que não é necessário comprar ou armazenar grandes quantidades de itens.
Outra grande vantagem do dropshipping é o fato de, quem investe em um modelo de negócio como esse, poder oferecer uma ampla variedade de produtos, explorando diversos nichos de mercado.
Com menos desafios voltados à gestão de estoque e menos barreiras físicas, o empresário que conta com o dropshipping consegue focar em outras áreas, aumentar a sua lucratividade, acompanhar diversas tendências, e mesmo voltar mais a atenção do seu negócio para áreas como o marketing e a gestão de pessoas.
Iniciar em um modelo de negócio como o dropshipping é muito mais fácil do que iniciar em outros modelos mais tradicionais.
Hoje em dia, com o auxílio de plataformas como o Shopify ou o Dropify, em poucos cliques, você já monta uma loja virtual, de forma rápida, prática e intuitiva, uma característica padrão no mercado devido aos diversos níveis de conhecimento digital de quem abre um negócio online.
Junto disso, vêm outras diversas vantagens, como o fato do empresário poder ter maior liberdade de testes, de incluir ou retirar um produto, e até mesmo a sua proximidade com o cliente pode ser melhorada.
Já pensou em não ter que se preocupar com questões como armazenamento, embalagem e envio dos seus produtos?
Quem tem um dropshipping já vive isso na prática!
Fora isso, toda a gestão do dropshipping costuma ser feita de forma online, com muitos fornecedores trabalhando, inclusive, com vendas no mundo todo.
Ou seja, a partir deste modelo de negócio, você conta com flexibilidade para trabalhar de onde quiser e, ainda, tem a possibilidade de ganhar em moedas como euro ou dólar.
Embora o dropshipping ofereça diversas vantagens como as que citamos anteriormente, existem também algumas poucas, mas importantes desvantagens a se considerar antes de se lançar neste mercado.
Quanto mais gente envolvida no processo, menor pode ser o lucro da empresa.
Se, por um lado, o custo de investimento em dropshipping é baixo, por outro, o fato de você ter que terceirizar e pagar pela sua gestão de estoque e logística pode fazer com que você lucre menos do que gostaria.
Fora isso, muitos preços já são definidos pelo fornecedor, então, aumentar muito ou baixar muito a margem do seu lucro pode ser algo complicado de se fazer.
É preciso uma boa estratégia financeira para não sair no prejuízo!
O sucesso do dropshipping depende em grande parte dos fornecedores de produtos terceirizados.
Assim, problemas como atrasos de envio, falta de estoque e questões envolvendo a qualidade dos itens podem afetar negativamente a reputação do negócio.
No fim do dia, a loja que está ali na linha de frente e lidando diretamente com o cliente é a sua!
Como vimos até aqui, entrar no mercado de dropshipping é relativamente fácil.
Com isso, pense que você não será o único ou a única do mercado. Pelo contrário, a concorrência é bastante acirrada e a competitividade, alta.
Se destacar requer pensar em diferenciais de preço e/ou de produto, investir em uma boa estratégia de marketing, ter um bom atendimento de pós-venda, entre outros quesitos.
Agora que você já sabe o que é dropshipping e quais as suas vantagens e desvantagens, nada mais justo do que entender como e por onde você pode começar, não é mesmo?
Separamos aqui um rápido passo-a-passo para você!
1. Realize pesquisas para identificar oportunidades e demandas de mercado;
2. Selecione produtos alinhados ao seu nicho e escolha o(s) seu(s) fornecedor(es) de dropshipping;
3. Registre legalmente o seu negócio, escolhendo o regime tributário apropriado e abrindo o seu CNPJ para emissão correta de notas fiscais – a B2B Contabilidade pode te ajudar com isso;
4. Crie a sua loja virtual/e-commerce em plataformas como Shopify e Dropify;
5. Organize suas finanças e tente colocar preços competitivos nos seus produtos. Considere todos os seus custos, despesas operacionais e margens de lucro, como citamos anteriormente.
Pronto!
Falando em finanças, apesar de ser considerado também um e-commerce, as tributações de quem trabalha com dropshipping são diferentes, afinal, suas operações também o são.
O dropshipping que possui o Simples Nacional como regime tributário, por exemplo, pode pagar tributos que variam entre 6% a 15,5% em cima de seu faturamento.
Já dropshippers do Lucro Presumido pagam impostos que variam entre 13,33% a 16,33% do faturamento.
Mas é possível diminuir a carga tributária de ambos.
Quer saber como?
A B2B Contabilidade é especialista em benefícios fiscais, planejamento tributário e gestão fiscal e tributária de médias e grandes empresas que trabalham com os segmentos voltados para Atacado, Importação e também E-Commerce.
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Leia também: Impostos para e-commerce: como reduzir a carga tributária
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