Seja via loja própria, seja via marketplace, apostar e empreender em um e-commerce tem sido sinônimo de sucesso no Brasil.
Maior site de compra e venda da América Latina, o Mercado Livre pode ser uma excelente solução para isso, inclusive, para empreendedores iniciantes ou mesmo grandes empresários e empresas que querem vender mais.
Na Black Friday 2023, por exemplo, o marketplace conseguiu aumentar as suas vendas em 80%!
Isso mostra o quanto a empresa tem força no mercado e está na mente das pessoas quando o assunto é loja virtual.
Junta-se isso ao fato de que alguns Estados são melhores para comercializar na plataforma e o que podemos ter, como resultado, são empresas alavancando o seu faturamento cada dia mais.
Quer saber como?
É o que te contaremos no conteúdo de hoje!
Acompanhe a leitura!
Não é novidade para ninguém que os e-commerces são um dos grandes impulsionadores da economia mundial, não é mesmo?
Gerando milhares de empregos e renda em todo o mundo, as lojas virtuais, que chegaram ao seu ápice durante a pandemia do coronavírus, continuaram em alta nos anos seguintes, e prometem ter vida longa ainda por um bom tempo.
Segundo informações da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a expectativa é de que a curva de crescimento do modelo de negócio se mantenha, no mínimo, pelos próximos quatro anos.
Ainda de acordo com a ABComm, para 2024, a expectativa é de que o faturamento do setor seja de R$ 205,11 bilhões, um aumento de 10,45% se comparado com a previsão de vendas para 2023.
Aliás, somente no Brasil, o número de lojas virtuais cresceu em 17% no ano passado, chegando a mais de 1,9 milhão.
Dentro de todo esse contexto positivo, os marketplaces, como o Mercado Livre, ocupam um lugar especial, e seguem também em constante crescimento.
O relatório Setores do E-commerce no Brasil, da agência Conversion, aponta os shoppings online como responsáveis por quase metade do e-commerce brasileiro.
Atualmente, é bastante comum vermos empresários investindo em e-commerces próprios, mas também comercializando os seus produtos por meio de um marketplace, afinal, a quantidade de usuários que acessa um pode ser bem maior do que a que acessa o site próprio da empresa, em especial quando a marca é nova no mercado.
O Mercado Livre é uma empresa de tecnologia da América Latina, fundada em 1999, na Argentina, por Marcos Galperin.
Inicialmente, a companhia começou como um marketplace online, permitindo que vendedores e compradores se conectassem para realizar transações de compra e venda de uma variedade de produtos, entre eletrônicos, roupas, acessórios, produtos para o lar, entre outros.
Entretanto, hoje, o Mercado Livre já é bem mais do que um marketplace, e oferece soluções de pagamento online, serviços financeiros, logística e até mesmo publicidade. Talvez você já tenha ouvido falar, por exemplo, no Mercado Pago.
Fato é que a plataforma registra uma incrível média de seis mil buscas e nove vendas por segundo, com notáveis 90% dos produtos comercializados sendo novos, segundo ela própria.
No total, são mais de 111 mil empresas cadastradas por lá, cuja principal ou única fonte de renda provém das vendas realizadas no marketplace.
Para começar a vender no Mercado Livre é muito simples.
Em resumo, basta você acessar a página da empresa, selecionar a opção “Crie a sua conta” e se cadastrar, como pessoa física, com CPF, ou pessoa jurídica, inserindo o CNPJ da empresa.
Em seguida, você seleciona o que pretende vender na plataforma e preenche com mais informações a respeito dos seus produtos.
Você pode incluir fotos, indicar detalhes como nível de estoque, variação de cor, material e tamanho, bem como características como medidas, modelo e marca.
O marketplace indica que se publiquem todos os produtos para mais visibilidade e que se preencha o código universal para que a empresa apareça mais nos resultados de buscas.
Bem tranquilo, né?
Essa é uma pergunta que muitos empresários fazem ao anunciar no Mercado Livre.
E sim, é possível vender no marketplace sem estoque!
No modelo de negócio conhecido como dropshipping, previamente abordado por aqui, a empresa não mantém um estoque dos produtos que oferta, transferindo toda a responsabilidade desse serviço para o fornecedor.
Neste formato, ela não precisa gerenciar a logística de envio, frete e outros aspectos relacionados.
Sua função principal é somente a venda dos produtos de forma online, como se fosse uma intermediária entre o cliente e o fornecedor.
Ao efetuar um pedido no e-commerce, todas as informações pertinentes são automaticamente transmitidas para o fornecedor pela empresa, que fica encarregado de cuidar de todas as etapas seguindo, como a preparação da encomenda para a entrega e o despacho por meio dos Correios e outras transportadoras.
Baixo custo inicial, variedade de produtos, facilidade de entrada no mercado e menos preocupações com barreiras logísticas e geográficas estão entre as principais vantagens de quem vende via dropshipping no Mercado Livre.
Saiba mais sobre o modelo de negócio.
Vender pela internet já é, naturalmente, bom. Vender pelo Mercado Livre, como vimos até aqui, é ótimo. E vender pelo Mercado Livre em alguns Estados, é melhor ainda.
Sabe por que?
Alguns Estados contam com incentivos fiscais que ajudam a empresa a reduzir a sua carga tributária e a focar no que realmente interessa, como a experiência do cliente, a gestão da equipe e mesmo o lazer e o descanso.
Veja quais são esses Estados!
No ranking dos Estados que mais compraram pela internet, Minas Gerais está sempre em um dos primeiros lugares, de acordo com levantamento da empresa de tecnologia em logística Intelipost.
Já não bastasse isso, o Estado também conta com o TTS E-commerce, um benefício fiscal voltado para e-commerces enquadrados nos regimes Lucro Real ou Lucro Presumido e que trabalham somente com plataformas digitais, como o Mercado Livre, ou através de telemarketing, sem atendimento ao público.
Com o incentivo, os percentuais do ICMS passam a ser determinados com base na alíquota original da nota fiscal, levando em consideração se a venda ocorre em âmbito interestadual ou dentro do próprio Estado de Minas Gerais.
Percentuais de ICMS com o benefício para e-commerce:
Vendas internas (dentro de Minas Gerais) de produtos de origem nacional:
Vendas internas (dentro de Minas Gerais) de produtos importados:
Vendas Interestaduais (para todo o Brasil):
Tire suas dúvidas sobre o TTS E-commerce.
Também localizado na Região Sudeste, o Espírito Santo é conhecido não apenas pelas suas belezas e facilidades de estar na montanha ou praia em poucas horas, como também pela sua localização geográfica estratégica, que facilita a importação e exportação de produtos.
No Estado, é oferecido, para as empresas que se encaixam nos pré-requisitos, o COMPETE E-commerce, que tem como principal característica o pagamento de apenas 1% sobre as vendas interestaduais destinadas ao consumidor final.
Para completar, o diferencial de alíquotas pago pelas empresas contempladas no incentivo, saindo do ES, é menor em comparação aos demais Estados da região Sul e Sudeste do Brasil.
Isso acontece pois a alíquota interestadual do Espírito Santo é de 12%, diferente das demais UFs, que é 7%.
Saiba tudo sobre o COMPETE E-commerce.
Por fim, o Estado de Santa Catarina, no Sul do Brasil, é o último melhor Estado para vender no Mercado Livre.
Por lá, o TTD 478 ou TTD do e-commerce, como também é conhecido este benefício fiscal, oferece, às empresas que são contempladas com ele, um crédito presumido de ICMS, de forma que a carga efetiva do imposto chega a percentuais de apenas 1,4% a 2,4% nas vendas interestaduais.
Uma grande vantagem, concorda?
Veja:
Para as vendas com destaque de 4% de ICMS
Para as vendas com destaque de 7% de ICMS
Para as vendas com destaque de 12% de ICMS
Agora que você já sabe tudo sobre o mercado de marketplaces brasileiro, como funciona e como vender no Mercado Livre, com ou sem estoque, e quais são os melhores Estados para isso, chegou a hora de contar com uma assessoria à altura.
A B2B Contabilidade é especializada em benefícios fiscais para e-commerces, incluindo o Mercado Livre, e já economizou mais de 20 milhões de reais no bolso de seus clientes apenas com os incentivos.
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