Um dos principais desafios de quem comanda um negócio em formato e-commerce é conseguir uma vitrine para ser visto pelo público. Além dessa questão, pesam muito para os empresários do setor questões logísticas e de entrega das mercadorias aos clientes, desenvolvimento de plataformas sólidas e confiáveis de recursos de TI, entre muitas outras demandas.
É aí que estar presente em um bom marketplace faz a diferença. E, nessa hora, que o nome do Mercado Livre se destaca. Nesse ecossistema, o lojista tem acesso a toda uma estrutura de venda, logística e pagamentos, além de a plataforma ser um verdadeiro holofote para os negócios: são mais de 300 milhões de acessos, todos os meses.
Porém, é claro que essa infraestrutura e benefícios têm um preço. E chegou a hora de descobrir quanto custa vender no Mercado Livre em detalhes.
Bem, o que é mais importante dizer é a plataforma do Mercado Livre tem opção de anúncios completamente gratuitos a outros em que a empresa aplica uma comissão de até 19%. Logicamente, os anúncios gratuitos contam com uma série de limitações.
Os anúncios gratuitos não são indicados para e-commerces e sim para usuários pessoa física que desejam se desfazer de um item pessoal.
Isso porque os anúncios grátis apresentam uma série de limitações. Para começar, o anúncio fica disponível por apenas 60 dias. Além disso, quem compra produtos anunciados dessa forma não tem a opção de parcelamento sem juros no cartão de crédito.
Outra limitação da modalidade de anúncios grátis é que o usuário só pode ter, no máximo, 10 anúncios online ao mesmo tempo e alcançar 5 vendas no período de um ano. Ou seja, é uma modalidade inviável para e-commerces.
Esse tipo de anúncio é bastante parecido com o anúncio gratuito, porém, com uma diferença fundamental: nessa modalidade, ele pode ficar no por tempo ilimitado.
Esse modelo de anúncio é mais indicado para e-commerces, mas ainda não oferece a opção de parcelamento sem juros no cartão, o que pode afastar alguns compradores.
Entre as vantagens, entretanto, é que os anúncios clássicos do Mercado Livre recebem da plataforma o impulso para obter um alcance maior do que o de anúncios gratuitos.
O Mercado Livre cobra uma comissão para esse tipo de anúncio, que pode variar de 10 a 14% do valor do produto, a depender da categoria.
Caso o produto vendido tenha preço inferior a R$ 79, o Mercado Livre se reserva ao direito de cobrar uma taxa de R$ 6 por unidade vendida. Por isso, pode ser mais vantajoso montar combos com um valor mais elevado, para escapar desse tipo de cobrança.
Os anúncios clássicos do Mercado Livre podem fazer sentido para vendedores que não têm um volume de vendas muito alto e/ou os que querem aproveitar os benefícios desse marketplace sem comprometer um percentual elevado de recursos.
Os anúncios premium oferecem o auge dos benefícios aos lojistas e, proporcionalmente, também apresentam uma comissão maior cobrada dos vendedores, que pode chegar a 19% do valor da mercadoria.
Para justificar esse percentual, os anúncios premium oferecem o maior estímulo ao alcance dos produtos entre os três tipos disponíveis, aumentando a visibilidade da oferta.
Outra vantagem é que essa é a única categoria de anúncio que oferece opção ao comprador de realizar o pagamento parcelado sem juros, em até 12 vezes no cartão de crédito, o que pode atrair mais clientes.
No entanto, o marketplace mantém a taxa unitária de R$ 6 para produtos cujo valor seja inferior a R$ 79.
Essa é uma modalidade considerada válida para e-commerces com volume alto de vendas.
Até aqui, temos falado das comissões para vendas no Mercado Livre, mas é importante notar que cada categoria de produtos tem um percentual de comissão dentro das modalidade de de anúncios clássica ou premium.
A tabela a seguir, explica melhor como funcionam as comissões na plataforma:
Comissões do Mercado Livre por categoria de produto | ||
Categorias | Anúncio clássico | Anúncio premium |
Celulares | 11% | 16% |
Suplementos | 12% | 17% |
Tênis | 14% | 19% |
Notebooks | 11% | 16% |
Tratamentos capilares | 11% | 16% |
Calças | 14% | 19% |
Relógios de pulso | 14% | 19% |
Caixas de som | 13% | 18% |
Bicicletas | 11,5% | 16,5% |
Botas | 14% | 19% |
Vale lembrar que, tanto os anúncios premium quanto os clássicos incluem a cobrança de uma taxa de R$ 6 por cada produto com valor abaixo de R$ 79 vendido pelo Mercado Livre.
Existem algumas outras regras gerais para e-commerces que desejam vender através do marketplace do Mercado Livre.
Uma delas é o valor mínimo para vendas na plataforma: os produtos devem custar, obrigatoriamente, mais de R$ 8, em qualquer categoria, mas nos anúncios gratuitos.
Além disso, o Mercado Livre é um ótimo lugar para marketplaces de livros, pois esses produtos estão isentos de custo fixo.
Para vendedores do setor supermercadista, as regras, taxas e comissões cobradas pelo Mercado Livre são diferentes. Vale conferir no site.
Essa resposta depende muito de cada negócio e objetivos dos empreendedores, mas é possível listar uma série de vantagens que os e-commerces alcançam ao estar no marketplace do Mercado Livre.
Uma delas é a ampla visibilidade de uma plataforma que recebe mais de 300 milhões de visitas mensais. Segundo a plataforma SEMRush, em 2022, o Mercado Livre foi o 16º site mais acessado do Brasil.
Além disso, o investimento inicial para anunciar no Mercado Livre não é alto, especialmente para lojas iniciantes. E as comissões só são pagas no momento da venda, logo, não existe qualquer pagamento antecipado à plataforma.
Por fim, o Mercado Livre oferece uma excelente infraestrutura de e-commerce, intuitiva e fácil de usar. Além disso, por ser uma plataforma amplamente conhecida, ela funciona como um atestado de segurança, no qual o consumidor se sente mais seguro para efetuar compras online.
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