Para quem vive de e-commerce, a escolha da plataforma que vai suportar uma loja virtual deve ser feita de maneira muito criteriosa. Apesar de ser gigante no Brasil, o mercado de e-commerce é altamente competitivo e disputado, logo, a escolha da plataforma é uma decisão estratégica das mais importantes.
É a plataforma que permitirá não apenas a criação, mas também a administração de uma loja virtual, além de oferecer recursos para visualização das páginas, ergonomia e facilidade uso para os clientes, integração entre plataformas importantes para a gestão do negócio, bem como outros itens vitais para o manejo de um e-commerce.
No entanto, a escolha da plataforma que melhor se adapta ao seu e-commerce pode não ser uma tarefa fácil, ainda mais com tantas variáveis em jogo. Por isso, neste guia, separamos algumas das principais plataformas de e-commerce do mercado, apresentando suas principais características e diferenciais.
Acompanhe!
Antes de falarmos sobre as plataformas, é importante que você conheça a fundo sua função e os problemas que ela resolve em um e-commerce.
De maneira objetiva, podemos definir a plataforma como o sistema que permite o gerenciamento, a administração e a visualização de sua loja virtual.
As funções de uma plataforma de e-commerce são:
No entanto, nem todas as plataformas de e-commerce existentes no mercado oferecem um bom combo de funcionalidades. Por isso, é importante analisá-las com bastante atenção.
Outro ponto que deve ser cuidadosamente avaliado é a interface que a plataforma oferece aos clientes. Afinal, se ela não for intuitiva e de fácil utilização, é muito provável que condene o seu e-commerce ao fracasso.
Uma boa plataforma de e-commerce deve, primeiramente, atender bem às principais características de um negócio. Toda boa plataforma de comércio eletrônico tem coisas importantes, como controlar o que você tem para vender, receber pagamentos e ver quanto você vendeu.
Mas há mais do que isso para levar em conta.
Por isso, eis alguns elementos para levar em consideração na hora dessa escolha:
Além disso, ter acesso a dados, análises e relatórios é extremamente valioso. Quanto mais você conhecer seus clientes, mais poderá aprimorar sua loja e aumentar suas vendas.
Agora vamos conhecer algumas das principais plataformas de e-commerce do mercado!
A Nuvemshop é uma plataforma de e-commerce muito presente na América Latina, atendendo desde empreendedores individuais e pequenas e médias empresas até grandes corporações.
Com planos customizados para diferentes perfis de negócios, a plataforma oferece uma gama de recursos essenciais, como:
Além disso, para aqueles que buscam se aprofundar no universo do e-commerce, a Nuvemshop disponibiliza cursos, e-books e vídeos.
Os planos começam a partir de R$ 49,90 mensais, mas você pode experimentar todos os benefícios da Nuvemshop gratuitamente por 15 dias.
A Shopify se destaca como uma das plataformas mais populares para empreendedores que desejam estabelecer um negócio online de forma rápida e eficiente.
A plataforma oferece opções de templates gratuitos e pagos, permitindo ao vendedor iniciar a venda em sua loja virtual de forma bastante simplificada, em questão de alguns minutos.
Além da criação de lojas virtuais, por sinal, essa plataforma vai além: ela proporciona recursos para que você desenvolva sua própria marca, com ferramentas para criação de nome e logotipo, além de soluções para o marketing do seu e-commerce.
Por tudo isso, a Shopify é uma das queridinhas e mais indicadas plataformas para quem está dando seus primeiros passos no mercado de e-commerce e tem planos bem estruturados de crescimento.
Com a Shopify, os lojistas têm a flexibilidade de vender em qualquer lugar, explorando diversas opções, como:
E-commerce com domínio próprio;
Botão de compra integrado a qualquer site ou blog;
Canais de vendas nas redes sociais e marketplaces;
Pontos de venda físicos, incluindo lojas pop-ups e eventos temporários.
É possível testar a Shopify gratuitamente por 14 dias e experimentar todas as funcionalidades que a plataforma oferece.
A flexibilidade é uma das principais marcas da Magento.
Um dos diferenciais dessa plataforma está na vasta gama de extensões gratuitas que ela oferece, que permitem que você personalize sua loja de acordo com as necessidades específicas do seu negócio.
Alguns dos destaques são:
A plataforma também oferece um período de teste gratuito.
Esses foram apenas alguns exemplos das principais plataformas de e-commerce do mercado, que incluem outras opções como a WooCommerce, a Drupal e a Tray.
Descobrir qual é a plataforma ideal para o seu modelo de negócio e porte de empresa pode ser muito desafiador. Porém, praticamente proporcional às necessidades de cada negócio são as opções oferecidas pelo mercado.
O caminho é avaliar bem as características do seu negócio e funcionalidades valorizadas por você no âmbito da gestão e pelos clientes no âmbito do consumo para escolher a plataforma que melhor oferece respostas a essas demandas.
Fale conosco pelo WhatsApp