A inteligência artificial chegou, e chegou para ficar, nos mais diversos setores.
No financeiro, ela tem mostrado a sua cara, em larga escala, por meio do conceito de Big Finance, que tem revolucionado a forma de tratar dados financeiros e utilizá-los para melhorar a vida de empresários, e a saúde financeira e tributária das empresas.
Você já tinha ouvido falar?
No post de hoje, vamos nos debruçar um pouco mais sobre esse assunto, conhecendo mais sobre o que é o Big Finance, suas principais aplicações, desafios, impactos e perspectivas para o futuro.
Acompanhe a leitura para saber mais!
Big Finance é um termo que se refere à aplicação de tecnologias de dados em larga escala e análise avançada no setor financeiro.
Similar ao conceito de Big Data, o Big Finance se concentra na manipulação, processamento e análise de grandes volumes de dados financeiros em tempo real com o objetivo de se extrair insights valiosos.
E como isso acontece, na prática?
Por meio de algoritmos de inteligência artificial, machine learning, análise estatística e outras técnicas que visam compreender melhor os mercados, prever tendências, gerenciar riscos e tomar decisões mais informadas em áreas como investimentos, gestão de portfólio, crédito, seguros, entre outros.
O Big Finance representa, portanto, a convergência entre finanças e tecnologia, e vem transformando a forma como as instituições financeiras operam e como os investidores interagem com o mercado.
O Big Finance pode ser aplicado em diversas áreas, sendo utilizado para automatizar processos, reduzir erros e aumentar a eficiência na tomada de decisões.
Veja algumas delas:
O Big Finance é utilizado para modelagem de riscos financeiros, permitindo que instituições avaliem e gerenciem melhor os riscos associados a empréstimos, investimentos e outras transações financeiras.
Com as ferramentas certas, é possível identificar padrões e correlações complexas nos dados financeiros, ajudando a prever e mitigar potenciais crises ou eventos adversos.
Incrível, não é?
Além disso, outra área onde o Big Finance se mostra promissor é a gestão de portfólio, onde investidores e gestores de ativos usam técnicas de análise de dados para otimizar a alocação de ativos, diversificar portfólios e maximizar retornos.
Por meio de algoritmos de machine learning e análise preditiva, empresários têm rastreado diversas oportunidades de investimento com base em tendências do mercado e padrões históricos, melhorando, assim, suas estratégias financeiras.
E você também pode ser um deles!
E se você pudesse identificar padrões de comportamento do mercado e antecipar tendências?
Pois é, com o Big Finance, isso também é possível.
Monitoramento de dados sobre os mercados financeiros em tempo real, identificação de técnicas avançadas de análise de dados, previsão de movimentos de preços de ativos, taxas de câmbio e outros indicadores econômicos, entre outros, estão entre algumas de suas atribuições.
Instituições financeiras vêm empregando a tecnologia de Big Finance para detectar e prevenir atividades fraudulentas, analisando padrões de transações e comportamentos suspeitos.
Dessa maneira, algoritmos de detecção de anomalias são usados para identificar rapidamente atividades fraudulentas e proteger clientes e instituições contra perdas financeiras.
Nada passa batido pela tecnologia!
Com base em análises detalhadas de dados do cliente, o Big Finance permite às instituições financeiras personalizarem ofertas de produtos e serviços de acordo com as suas necessidades e preferências individuais.
Recomendações de investimento personalizadas, ofertas de crédito sob medida e planos de seguro adaptados às circunstâncias específicas de cada cliente estão entre algumas das ações realizadas por ele.
E o melhor de tudo é que, além de proporcionar uma experiência mais satisfatória a cada cliente, o Big Finance permite, ainda, que ele se fidelize a partir dela.
No contexto das criptomoedas e ativos digitais, o Big Finance é usado para análise de blockchain, detecção de padrões de negociação e gerenciamento de riscos associados a esses ativos emergentes.
Inclusive, não se deve confundir o conceito de Big Finance que estamos trazendo aqui com a plataforma financeira americana Big Finance, voltada para usuários e investidores de criptomoedas.
Com tantas vantagens, fica até difícil falar dos desafios que o Big Finance traz a reboque, não é mesmo?
Mas acredite: eles existem!
O primeiro deles diz respeito à forma com que os dados estão sendo recebidos, interpretados e tratados, como grande parte da maioria das inteligências artificiais.
Há mesmo privacidade? Qual a capacidade de processamento desses dados? Minhas informações estão sendo compartilhadas com quem e com quais empresas? De que forma os meus dados são interpretados?
Essas são algumas das perguntas que ainda pairam o setor financeiro quando o assunto é este.
A complexidade envolvida na tecnologia também é algo levantado pelas empresas e escritórios de contabilidade que já fazem o uso do Big Finance, afinal, ela não é barata e requer investimentos constantes.
Estamos preparados para abrir o bolso e investir de verdade na tecnologia?
Por fim, mas não menos importante, a regulação e o compliance do Big Finance são outros desafios que prometem ter avanços ao longo dos próximos anos.
O setor financeiro é altamente regulamentado, com requisitos rigorosos de conformidade que devem ser seguidos pelas instituições.
Integrar, portanto, soluções de Big Finance enquanto permanece em conformidade com regulamentações como GDPR, HIPAA e outras leis de proteção de dados pode ser bastante complexo.
Aqui na B2B Contabilidade, a inteligência artificial também já chegou, e trabalha a favor de nossos clientes em busca da melhor e mais arrojada solução fiscal e tributária para eles, sempre com aquele nosso interesse primordial de gerar resultados econômicos e financeiros.
Ao longo de oito anos de trabalho, já são mais de 200 clientes atendidos com toda excelência e dedicação, em mais de 10 Estados do nosso país.
E você também pode fazer parte disso!
Entre em contato com um de nossos consultores e descubra como a B2B Contabilidade pode aumentar a lucratividade da sua organização por meio do Big Finance.
Fale conosco pelo WhatsApp