A gente sabe que gerir uma empresa não é tarefa fácil.
Você precisa se preocupar com a sua gestão financeira, de colaboradores, clientes e fornecedores; lidar com as expectativas dos stakeholders e do mercado; estabelecer e cumprir metas; entre tantas outras responsabilidades e decisões que precisam ser tomadas.
Mas, e se você tivesse algo para te ajudar nessa empreitada?
Algo que pudesse te dar mais agilidade e precisão nas operações da sua empresa para que você pudesse se concentrar apenas no que é necessário?
O BPO Financeiro está aí para isso! Você já ouviu falar nele?
A prática surge como uma valiosa solução para quem quer otimizar os processos da companhia e se preocupar menos com as questões financeiras da mesma.
Continue lendo para saber tudo sobre essa solução!
Sigla para Business Process Outsourcing, o BPO é como chamamos a prática de terceirizar a gestão de determinados serviços ou funções de uma empresa.
No caso do BPO Financeiro, como o nome já pode adiantar, estamos falando da terceirização do serviço financeiro de maneira geral, ou seja, da terceirização de processos financeiros, contábeis e tributários.
Dessa maneira, ao invés de ter um departamento voltado para a questão na sua empresa, você contrata uma assessoria contábil externa para fazer todo o serviço que seria feito por ele.
Algumas soluções que podem ser oferecidas pelo serviço de BPO Financeiro incluem:
A B2B Contabilidade, por exemplo, é uma empresa que trabalha com este tipo de demanda.
O processo de implementação do BPO Financeiro varia de acordo com as necessidades e tamanho de cada empresa.
Importante dizer que não existe pré-requisito para o seu porte, podendo a equipe atender de micro e pequenas empresas a grandes empresas.
No geral, o processo é o mesmo, com a empresa que irá prestar o serviço de BPO Financeiro – também chamada de provedora ou provedor de BPO Financeiro – identificando quais demandas podem ser terceirizadas e quais as reais necessidades da empresa que está contratando o serviço.
A partir disso, é oferecida uma solução a contento, que atenda os requisitos dentro do que a empresa pode pagar e resolva os seus problemas de fluxo financeiro.
Com o início do trabalho, as tarefas são transferidas para a equipe de BPO Financeiro, mas, vale deixar claro, a empresa que contratou o serviço continua a acompanhar toda a movimentação de suas finanças e de sua contabilidade como um todo.
Além do acesso livre a ferramentas e dados gerados por relatórios, isso é importante justamente para garantir a transparência, a eficiência e o aprimoramento contínuo do que vem sendo executado.
Leia também: Difal: conheça maneiras de pagar menos
Uma das vantagens mais evidentes do BPO Financeiro é a redução significativa dos custos operacionais, afinal, com a terceirização da gestão financeira, não existe mais a necessidade de se contratar e treinar uma equipe interna para a realização dessas tarefas.
Além disso, os provedores de BPO muitas vezes têm acesso a tecnologias avançadas, como ferramentas de análise de dados através de dashboards e ERPs, que podem automatizar diversos processos, reduzir os custos e, ainda, dar mais clareza e objetividade quanto aos próximos passos e decisões estratégicas que devem ser tomadas pelas empresas.
Quando existe a contratação de uma empresa que presta serviço de BPO Financeiro, a empresa contratante pode focar no que realmente importa, como em estratégias para aumentar a sua gama de produtos oferecidos e, consequentemente, a sua lucratividade, por exemplo.
Há quem também prefira contratar um provedor de BPO Financeiro para focar no desenvolvimento de colaboradores e na melhoria da cultura organizacional da empresa, bem como aproveitar deste serviço para investir no remanejamento e na flexibilidade da equipe que era, antigamente, dedicada à área financeira.
Já parou para pensar que, quando algo sai errado e não se tem tanta expertise no assunto, tentar consertar o erro pode fazer com que tudo demore mais tempo?
Quando se tem um BPO Financeiro isso não acontece.
Isso porque, ao contratar um provedor, além de você lidar com especialistas focados em oferecer um serviço de ponta e preparados para lidar com flutuações na carga de trabalho e possíveis erros nas operações, você ainda ganha maior agilidade nos seus processos.
As regulamentações fiscais, trabalhistas e tributárias vivem em constante mudança e acompanhar todas elas pode ser complicado.
Assim, outra grande vantagem de ter uma empresa que presta serviço de BPO Financeiro ao seu lado é não precisar se preocupar com isso, e poder contar com a certeza de que seu negócio, além de atualizado, está cumprindo com as leis governamentais.
Esqueça o risco de ser penalizado por perder um prazo ou emitir uma nota de forma errada. Esqueça levar multas por não cumprir com a legislação.
Com um BPO Financeiro, as chances disso acontecer são bem menores!
Com uma terceirizada cuidando das finanças da sua empresa e você focando em expandi-la, a tendência é que você consiga escalar o seu negócio e também as suas necessidades financeiras.
O BPO Financeiro consegue te acompanhar até nisso, oferecendo a flexibilidade de escalar rapidamente os serviços oferecidos conforme necessário e sem a necessidade de contratação e treinamento de pessoal adicional.
Como vimos até aqui, o BPO Financeiro é uma grande chave para o sucesso empresarial nos dias de hoje.
Se você está procurando por maneiras de otimizar suas operações financeiras e impulsionar o crescimento da sua companhia, considere a contratação de um provedor como a B2B Contabilidade.
Criada em 2016 pelos sócios fundadores Luciano Chaves Silva e Andre Angeli Torres, a B2B é especializada em planejamento tributário, consultoria fiscal e benefícios fiscais para diversos segmentos empresariais – com foco no comércio atacadista, e-commerce, comércio exterior e indústria.
Entre em contato e faça seu orçamento para BPO Financeiro com a gente!
Fale conosco pelo WhatsApp