Você provavelmente já deve ter ouvido falar no compliance, de maneira geral, e é capaz de até aplicá-lo na sua empresa e nas suas relações de trabalho hoje, certo?
Mas você sabia que existe também o que chamamos de compliance tributário? Sim!
Ele é basicamente como o compliance como conhecemos tradicionalmente, porém, voltado para tributos.
Por se relacionar diretamente com a gestão e o planejamento tributário, a prática vem sendo cada vez mais adotada nas companhias e traz algumas vantagens para a saúde financeira das mesmas.
Quer saber mais sobre ele e quais são essas vantagens?
É só continuar a leitura!
Do inglês to comply, que significa cumprir, o compliance como conhecemos se dá através de um conjunto de medidas e procedimentos que uma empresa adota para garantir que esteja em conformidade com as leis, regulamentos e normas aplicáveis à sua atividade.
O objetivo principal da prática é evitar, detectar e, se for o caso, remediar a ocorrência de irregularidades, fraudes e até mesmo corrupção dentro de uma organização.
E isso se aplica a diversos setores e temas. Tanto que, hoje em dia, existem diversos tipos de compliance, como o compliance empresarial, o compliance fiscal, o trabalhista, o ambiental, entre vários outros.
Um deles, é claro, é o assunto principal deste conteúdo: o compliance tributário.
Que nada mais é do que pensar esse conjunto de medidas e procedimentos aplicados à gestão de tributos interna.
Um dos objetivos principais do compliance tributário é garantir que a empresa esteja em dia com o Fisco, ou seja, pagando todos os seus impostos da forma correta e evitando, assim, multas e encargos por possíveis erros ou atrasos.
Bacana, não é?
As vantagens de ter um compliance tributário nas empresas são inúmeras, e vão desde questões simples, como acertar na emissão de uma nota fiscal e não ser multado por isso, até a conquista de linhas de crédito externas.
O Brasil é um dos países que mais tributa as empresas em todo o mundo, e dar conta de todos esses tributos e custos não é uma tarefa fácil.
Por isso, é comum deixar passar um ou outro detalhe, em especial para quem ainda não enxergou valor em contratar uma assessoria contábil e tributária e quer fazer tudo sozinho ou sozinha.
Mas os riscos de seguir por esse caminho são grandes.
Com o passar do tempo, muitos empresários se dão conta de que pagaram muito mais do que deveriam ao Fisco por conta das multas, simplesmente por falta de planejamento ou atenção a esses mínimos detalhes.
Por isso, ter um escritório de contabilidade ao lado da empresa e um compliance tributário bem definido em conjunto com ela faz com que a companhia reduza bastante os seus custos.
Um compliance tributário coloca a gestão tributária no centro de tudo e não apenas reduz os custos de operação, como melhora o fluxo financeiro da empresa, otimiza processos e traz maior segurança jurídica para ela, como veremos a seguir.
Quando bem executado, o compliance tributário garante à empresa uma melhor organização de seu fluxo financeiro.
Isso porque, com ele, as empresas:
E quem não quer isso para a sua empresa, não é mesmo?
Muitas vezes, não importam as áreas ou segmentos, o que falta para as empresas são, simplesmente, processos.
Ter um escritório de contabilidade que cuide do compliance tributário da sua irá criá-los e otimizá-los ou, caso já existam, somente otimizá-los.
Essa é uma outra grande vantagem desse conjunto de práticas e medidas.
O compliance tributário, com o uso de ferramentas corretas, permitirá uma maior integração entre as áreas da sua empresa, o que irá melhorar a comunicação entre elas, reduzir o tempo de certas tarefas – e os custos, como comentamos acima – e tornar a companhia ainda mais produtiva e competitiva frente aos concorrentes.
Só vantagens!
Por fim, mas não menos importante, o compliance tributário permite à companhia ter uma maior segurança jurídica.
Atualizados e monitorados em tempo real, os dados fiscais, que tendem a ser positivos quando é feito um trabalho de acompanhamento como esse, podem ser utilizados para o pleito de linhas de crédito financeiras e também de outros benefícios fiscais.
Além disso, também possibilitam maior credibilidade para a companhia e confiança dos clientes para com ela.
Como vimos até aqui, implementar o compliance tributário em sua empresa é fundamental para garantir que todas as obrigações fiscais sejam cumpridas de forma adequada e que você esteja em conformidade com as leis tributárias.
Na hora de fazer isso, são fundamentais alguns processos, ferramentas e metodologias.
Algumas das principais estratégias incluem, antes de tudo, entender a importância destas medidas para o cumprimento da lei e realizar uma avaliação de riscos para identificar as áreas onde a empresa pode estar mais exposta a problemas com o Fisco.
Algo que também é recomendado é a revisão de transações, estruturas corporativas e operações comerciais.
Políticas e procedimentos internos claros quanto ao cumprimento tributário devem ser instituídos, bem como o treinamento de funcionários que lidem diretamente com essa questão no seu dia a dia.
Vale, ainda, ficar de olho em possíveis mudanças na legislação tributária, que acontecem a todo momento, e contratar auditorias fiscais para identificar e corrigir possíveis problemas de conformidade.
Elas também serão bastante importantes, principalmente, para verificar o andamento das ações e se o que foi instituído pelas políticas de compliance tributário está sendo cumprido à risca, visando a melhoria contínua das mesmas e de todos os processos.
Agora, se você não quer ter trabalho nenhum com essas estratégias e com o compliance tributário da sua empresa, lembre-se que pode contar sempre com os serviços oferecidos pela B2B Contabilidade.
Em mais de sete anos de atuação, já economizamos mais de 20 milhões de reais dos nossos clientes com benefícios fiscais, e atendemos mais de 200 empresas, com excelência e dedicação, em mais de 10 Estados diferentes.
Fale com a B2B e descubra as soluções em compliance tributário que temos a te oferecer!
Fale conosco pelo WhatsApp