Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas precisam contar com soluções e estratégias que as façam se diferenciar e ser mais fortes financeiramente falando.
Uma dessas estratégias é a consultoria fiscal, que garante um olhar macro sobre as finanças e tributos da empresa, e a orienta em relação ao cumprimento de suas obrigações fiscais.
Aliás, segundo dados do Sebrae, uma das grandes responsáveis pela falência de companhias nos dias atuais é a falta de uma boa gestão e planejamento fiscal.
Quer saber mais sobre o que é e os principais benefícios de uma consultoria fiscal? É só continuar a leitura!
A consultoria fiscal tem o objetivo de fazer com que as empresas estejam em dia com as suas obrigações fiscais e consigam tomar decisões relacionadas ao seu financeiro de forma estratégica e assertiva.
Serviço prestado por profissionais e escritórios de contabilidade especializados em tributos, a consultoria fiscal, além de garantir a conformidade com a legislação tributária vigente, também é feita para minimizar os custos tributários e os riscos fiscais que uma empresa pode correr.
Na oferecida pela B2B Contabilidade, por exemplo, é apresentado um cenário completo de quais vantagens existem em cada Estado, em relação a posicionamento geográfico e possíveis benefícios fiscais para a empresa.
Além disso, também há a indicação do melhor regime tributário de acordo com cada contexto: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.
As orientações dadas pela consultoria fiscal – os consultores não colocam a mão na massa efetivamente – fazem com que a empresa alcance maior eficiência financeira sem necessariamente precisar vender mais ou contratar mais colaboradores.
Isso porque ao, por exemplo, verificar o melhor regime tributário para a empresa, ela garante que haja um maior aproveitamento fiscal e que a empresa não pague mais do que precisa em tributos.
Já com a organização correta dos impostos e seus respectivos pagamentos na data estipulada pelo Fisco, a empresa evita cair na malha fina e ser penalizada com multas por atraso ou por não seguir corretamente alguma regra imposta pelo Governo.
É mais credibilidade, autoridade e competitividade para a empresa, o que favorece, ainda, bons resultados em auditorias fiscais e em levantamentos feitos por investidores externos.
Basicamente, existem dois tipos de consultoria fiscal: a preventiva, que, como o nome já adianta, prevê e planeja todos os próximos passos, fluxos e processos fiscais antes que aconteça algum tipo de erro; e a corretiva, que é contratada depois que algo não sai como o planejado.
Nas duas, há vantagens, além das já citadas anteriormente, como:
Também conhecido como elisão fiscal, o planejamento tributário consiste no planejamento e na gestão do pagamento de tributos de uma empresa.
Por meio de um levantamento robusto e aprofundado, é possível analisar o melhor aproveitamento de incentivos fiscais, por exemplo, entre outras estratégias legais que visam o pagamento de menos tributos e que podem envolver até mesmo a troca do regime tributário, como citamos no início do texto.
Para enxergar essas oportunidades é fundamental um vasto entendimento do regime tributário do país, por isso, não deixe de contratar um escritório contábil experiente e especializado no assunto.
Com uma boa consultoria fiscal, a empresa consegue economizar em impostos e minimizar a sua carga tributária, garantindo que todas as deduções e créditos fiscais sejam aproveitados sem deixar de lado a conformidade fiscal.
A conformidade fiscal, caso você esteja em dúvida, é quando uma empresa cumpre com todas as leis fiscais e regulamentações impostas por uma autoridade fiscal, como a Receita Federal.
Isso inclui o pagamento correto dos tributos, a apresentação de relatórios e declarações fiscais detalhadas e o cumprimento de todas as demais obrigações estabelecidas por lei.
Crescer uma empresa, muitas vezes, pode trazer algumas dores, especialmente quando não há um planejamento adequado.
Com uma maior segurança jurídica, essas dores são minimizadas ou mesmo não existem, pois há a certeza de que essa expansão está de acordo com o Fisco e o financeiro da empresa.
Cresce-se de forma sustentável e sem risco fiscal, ou seja, sem maiores possibilidades da companhia ser penalizada por não cumprir com suas obrigações fiscais.
Lidar com todas essas questões fiscais não é uma tarefa fácil.
São muitas regras e legislações a seguir, algo que pode ser extremamente demorado e complexo, especialmente se a empresa tiver atuação em mais de um Estado.
Por isso, outra grande vantagem de contratar uma consultoria fiscal é poder deixar essa demanda na mão de especialistas e conseguir mais tempo para focar no que realmente importa: o seu negócio.
Caso a empresa tenha pago errado e/ou mais do que devia em tributos, quem irá identificar isso é a consultoria fiscal.
Através de um estudo com todos os recolhimentos tributários, ela consegue, junto da empresa, recuperar os créditos tributários, desde que tudo esteja registrado e comprovado por documentos.
Essa recuperação pode ser feita por meio de compensação tributária, onde há o abatimento no pagamento de futuros tributos, ou por restituição tributária, quando o Governo devolve o dinheiro diretamente para a empresa.
Basicamente, a consultoria fiscal conta com cinco etapas principais.
1) Reunião inicial com a empresa: voltada para entender suas circunstâncias financeiras, objetivos e desafios fiscais;
2) Coleta de documentos: aqui, todos os documentos fiscais relevantes, como declarações fiscais anteriores, registros financeiros e comprovantes de renda são entregues nas mãos do profissional ou assessoria contábil;
3) Análise e diagnóstico: concluídas as etapas 1 e 2, a consultoria fiscal investiga possíveis falhas e oportunidades quanto a direitos não exercidos, possibilidades de diminuição da carga tributária, pleito de benefícios fiscais, entre outros;
4) Planejamento tributário: da análise da etapa anterior, surge um plano de ação personalizado para otimizar a situação fiscal da empresa, incluindo desde estratégias voltadas para deduções e créditos fiscais, até o planejamento sucessório.
5) Implementação das estratégias e acompanhamento: após aprovação do planejamento tributária, a consultoria irá auxiliar na implementação das estratégias fiscais planejadas e acompanhá-la de forma contínua, incluindo orientando-a quanto a possíveis mudanças na legislação, como as propostas pela Reforma Tributária.
Na B2B Contabilidade, a consultoria fiscal é feita a partir de um levantamento dos dados reais da empresa, com notas fiscais, declarações acessórias (SPED) e outras. Em seguida, são identificados os riscos e oportunidades para cada situação.
“Simulamos diversos cenários, considerando regimes tributários, benefícios fiscais do ICMS, posicionamento geográfico, logística e toda cadeia de comercialização. Analisamos os dados da organização e os transformamos em resultados assertivos”, explica o consultor tributário e sócio-proprietário do escritório contábil, Luciano Chaves.
Após essa primeira etapa, é apresentado um relatório com a conclusão do estudo, o regime de tributação mais adequado e indicado para a empresa, além da sugestão da posição geográfica mais favorável para instalação do estabelecimento, e outras recomendações.
O objetivo principal é assegurar a confiabilidade e a melhoria do resultado econômico-fiscal da empresa e auxiliar na tomada de decisões estratégicas, visando sempre a redução de riscos fiscais, impostos e custos logísticos.
Fale conosco pelo WhatsApp