Ter um e-commerce, como qualquer outra empresa, pode custar caro se você, enquanto empresário, não souber fazer uma boa gestão, tanto operacional, quanto financeira e fiscal.
E não é porque o setor está em constante crescimento que investir no negócio é garantia de grandes lucros.
Aliás, de acordo com os especialistas, 90% dos e-commerces que quebram, o fazem justamente devido ao aumento da concorrência, além da má experiência do usuário dentro da página do produto e da falta de conhecimento profundo sobre o público-alvo.
Fora isso, muitos empresários não sabem cuidar das suas respectivas áreas financeiras da forma adequada, deixando de aproveitar vantagens como benefícios fiscais e enquadrando seus negócios no regime tributário incorreto, por exemplo.
Mas a boa notícia é que dá para mudar essa realidade e otimizar os custos deste tipo de empresa.
Quer saber como? É só continuar lendo!
Os benefícios fiscais são vantagens oferecidas pelo Governo para que as empresas aprimorem a sua gestão de recursos, se tornando mais competitivas perante os concorrentes e o mercado de maneira geral.
Essas vantagens acontecem por meio da diminuição de suas cargas tributárias e podem abranger isenções, deduções, créditos fiscais, regimes especiais de tributação, entre outros.
Aplicáveis a todas as empresas que não recolhem o ICMS pelo regime do Simples Nacional, existem, no Brasil, diversos benefícios para quem possui um e-commerce.
No Espírito Santo, por exemplo, o COMPETE E-commerce tem como principal característica o pagamento de apenas 1% sobre as vendas interestaduais destinadas ao consumidor final.
No Estado, ainda, existe um outro grande diferencial, onde as alíquotas pagas pelas empresas que fazem parte do incentivo são menores em comparação aos demais Estados da região Sul e Sudeste do Brasil.
Outra forma de otimizar os custos do seu e-commerce é através da análise constante de seus fornecedores.
Além de novos nomes surgirem no mercado a todo tempo, o que pode trazer parcerias melhores e menos custosas, algo positivo e que vale, inclusive, para qualquer segmento, é manter uma abordagem proativa, em especial nas negociações realizadas.
Descontos em volume, prazos de pagamento flexíveis e parcerias estratégicas são bem-vindas nesta relação fornecedor x empresário, o que promove uma cadeia de abastecimento mais eficiente e de maior produtividade.
Vale, ainda, sempre perguntar a colegas de mercado, participar de grupos relacionados ao assunto e estar atento ou atenta a momentos de networking, onde novos fornecedores também podem ser descobertos e contarem com preços de venda menores, mas a mesma qualidade de produto.
Como já te contamos por aqui, o conceito de dropshipping, originado da junção das palavras “drop” (largar) e “shipping” (remessa ou envio) em inglês, caracteriza um modelo de negócio em que a empresa não mantém um estoque dos produtos que oferece.
Em vez disso, ela terceiriza toda a gestão logística para o fornecedor.
Nesse contexto, a empresa não precisa lidar com questões como armazenamento, envio e frete. Sua principal responsabilidade concentra-se na comercialização dos produtos de forma online, atuando como intermediária entre o cliente e o fornecedor.
Quando um pedido é feito no e-commerce, ela envia automaticamente todas as informações pertinentes para o fornecedor, que assume a responsabilidade pelo preparo da encomenda e pelo despacho, seja via Correios ou transportadora.
Esse modelo simplifica significativamente as operações, permitindo que a companhia se concentre exclusivamente na parte comercial do negócio e, é claro, reduz os seus custos, nosso objetivo principal com este conteúdo.
A Substituição Tributária do ICMS (ICMS-ST) representa uma prática adotada pelos Estados, na qual se atribui a responsabilidade pelo recolhimento do imposto a um terceiro, geralmente a indústria ou importador, vinculado ao fato gerador do ICMS em uma determinada cadeia de circulação de mercadorias sujeitas a esse regime.
Essa operação tem o objetivo de simplificar o processo de fiscalização tributária para o Fisco, uma vez que apenas um contribuinte da cadeia assume a responsabilidade pelo recolhimento do imposto.
Na prática, quando ocorre uma operação interestadual ou intraestadual com mercadorias sujeitas à substituição tributária, a responsabilidade pelo pagamento do ICMS é transferida do contribuinte normal (varejista, por exemplo) para o contribuinte substituto (normalmente o fabricante ou o importador).
Neste caso, você, enquanto empresário ou empresário de e-commerce, se encaixaria como varejista, não sendo necessário, assim, o pagamento do ICMS-ST por isso.
Entretanto, vale lembrar que a legislação voltada para a operação pode variar entre os Estados brasileiros, pois cada unidade federativa estabelece suas próprias regras e alíquotas para a substituição tributária.
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Investir em tecnologia e automação quando se trata de um e-commerce faz com que as empresas consigam aprimorar sua eficiência operacional, aumentando sua produtividade e reduzindo custos.
Você pode, por exemplo, adotar sistemas integrados de gestão, que irão proporcionar uma visão inteligente das suas operações, unificando dados financeiros, logísticos e de estoque, ou mesmo automatizar processos rotineiros como a atualização de estoque, o processamento de pedidos e a emissão de notas fiscais.
Também é possível utilizar chatbots para agilizar o atendimento ao cliente e investir em segurança digital para a sua plataforma não sofrer com roubo de dados e acessos indevidos de hackers.
Dessa maneira, você não apenas reduz os custos do seu e-commerce, como também fortalece sua capacidade de adaptação às demandas do mercado e de seus clientes.
Por fim, mas não menos importante, importar produtos para o seu e-commerce também pode fazer com que ele otimize os seus custos.
Além de diversificar o portfólio de produtos, os empresários podem desfrutar de diversos benefícios, inclusive fiscais, como comentamos no início do texto.
Com o objetivo de facilitar e orientar as empresas nas operações comerciais internacionais, a B2B Contabilidade oferece assistência e assessoria para garantir conformidade legal, eficiência e redução de custos nas importações e transações.
Com base no plano de negócio, simulamos o melhor regime tributário para o seu e-commerce e o assessoramos na escolha da melhor modalidade de importação: Importação Direta e/ou Importação Indireta (Encomenda ou conta e ordem).
Além disso, com base na posição geográfica e estratégia comercial do seu negócio, te indicamos o melhor benefício fiscal de ICMS para importação, tais como: Corredor de Importação (Minas Gerais), Invest Importação (Espírito Santo), TTD 409, 410 ou 411 (Santa Catarina), dentre outros.
A B2B Contabilidade, além de soluções voltadas para benefícios fiscais, importações e ICMS-ST, tem uma gama de serviços para contribuir com os resultados do seu e-commerce.
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