A base para o crescimento de qualquer companhia é um ambiente organizado, em que a gestão tem a capacidade de observar os indicadores mais relevantes para tomar decisões baseadas em dados e evidências. Nesse sentido, ferramentas de ERP para e-commerce fazem toda a diferença na gestão de um negócio.
A necessidade de contar com uma ferramenta de gestão unificada, que proporcione uma integração de informações dos diferentes setores de uma companhia, se torna ainda mais relevante para negócios no modelo e-commerce.
Afinal, a comercialização de produtos e serviços via internet exige não apenas os esforços de gestão usuais de uma empresa, mas engloba ainda preocupações com logística de produtos, administração de fornecedores de serviço, como transporte e entregas, entre outros.
Por isso, vamos abordar neste artigo como ferramentas ERP para e-commerce podem aumentar os lucros desse modelo de negócio.
ERP é uma sigla para o termo em inglês Enterprise Resource Planning, que pode ser traduzido para o português como Planejamento de Recursos da Empresa.
De uma forma geral, trata-se de um software para gestão empresarial que permite, entre outras coisas, a automatização de processos, o armazenamento de dados e a facilitação da visualização de informações de diversos setores, como financeiro, RH e procurement.
Com o passar dos anos, a adoção de uma ferramenta ERP deixou de ser uma simples facilidade para se tornar um diferencial competitivo de gestão. Afinal, um bom software ERP permite a unificação de dados e agiliza o fluxo de trabalho.
Em comparação com um sistema mais tradicional, em que cada setor opera com suas próprias ferramentas de gestão ou com um sistema ainda mais arcaico, em que dados são registrados em planilhas do Excel ou afins, sistemas ERP oferecem evidente superioridade em integração, segurança e resultados.
A grosso modo, uma ferramenta ERP é formada por núcleos integrados que compartilham informações e dados, permitindo análises globais sobre um negócio.
Normalmente, cada um dos núcleos de uma plataforma ERP corresponde a uma divisão da empresa: RH, financeiro, marketing, procurement, logística, vendas e assim por diante.
Muitas ferramentas ERP são compatíveis com outras extensões ou aplicativos, favorecendo a personalização do serviço. Essas ferramentas são adquiridas através de assinaturas, não necessitando da compra e da instalação de um hardware físico por parte dos usuários.
Alguns dos maiores desafios que os e-commerces encontram para serem competitivos estão relacionados à gestão. Obstáculos de logística, adoção de estratégias omnichannel e regulamentações fiscais e tributárias são algumas dessas dificuldades. E todas elas podem ser melhor geridas através de softwares ERP eficientes.
Algumas as vantagens desses sistemas para e-commercers são:
– Agilidade – Com a centralização das informações em um único espaço, fica mais fácil analisar e tomar decisões nas diversas frentes do negócio. Até mesmo decisões que necessitam de uma avaliação intersetorial, entre diferentes áreas como finanças e RH, se tornam mais simples através da integração proporcionada por ferramentas ERP.
– Economia com TI – Outra vantagem de softwares ERP para e-commerces é a economia de tempo e de recursos financeiros com TI. Com esses aplicativos, a organização tem acesso a uma ferramenta madura, com uma capacidade de personalização descomplicada e intuitiva, que reduz a probabilidade de gastos e paralisações com manutenções que seriam necessárias em um servidor próprio.
– Segurança e compliance – Por concentrar todas as informações de diversos setores de uma companhia, ferramentas ERP contribuem para um ambiente de maior segurança e também de apuração de dados, o que fortalece o compliance e o acompanhamento da rotina fiscal e financeira. Tudo isso facilita a produção de relatórios e aumenta a solidez do negócio como um todo.
– Insights preciosos – Em um modelo de negócio dinâmico com o e-commerce, os insights são poderosos aliados da gestão. A obtenção de ideias que podem potencializar vendas em um período desafiador, muitas vezes, acontece durante a análise dos dados e informações.
Alcançar esses insights fica mais fácil quando todas as informações estão facilmente apuráveis, assim como quando diversos setores podem acompanhar as análises e trazer a sua visão sobre o cotidiano da organização.
Todas essas vantagens, em resumo, significam que a filosofia ERP torna um e-commerce potencialmente mais ágil, o que se traduz dá a ele uma capacidade de performar com mais lucro.
Negócios em e-commerce precisam estar cientes que os clientes desejam soluções que atendam às suas necessidades e que desejam ser vistos como indivíduos, com atenção personalizada. Para conseguir oferecer esse tipo de interface aos clientes, os dados de uma companhia precisam estar integrados.
Sistemas ERP de ponta podem ajudar os e-commerces a reduzir o abandono de carrinhos e aumentar as conversões nos sites, além de poderem auxiliar no aumento do valor médio das compras por cliente. Tudo a partir da premissa da integração de informações e um olhar panorâmico sobre o negócio.
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