O mercado de e-commerce tem crescido exponencialmente nos últimos anos, ganhando contornos ainda maiores durante e após a pandemia do coronavírus.
Segundo dados recentes da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento das vendas do setor bateu a marca de R$ 80,4 bilhões somente no primeiro semestre de 2023, um aumento de 2% na comparação com 2022.
Além disso, a associação espera que o ano termine alcançando R$ 185,7 bilhões em faturamento, em especial com os eventos e festividades de fim de ano, como a Black Friday, o Natal e o Réveillon.
Ou seja, estamos falando de um segmento que não apenas se encontra cada dia maior financeiramente, como também operacionalmente, com mais empresas surgindo a cada dia e a competitividade aumentando.
Dito isso, muitos empresários têm considerado a terceirização de alguns tipos de atividades em seus e-commerces, para que possam focar, por exemplo, em estratégias de marketing e vendas e aumento dos lucros.
Mas, afinal, será que vale a pena terceirizar a gestão de e-commerce?
Se sim, o que pode ser terceirizado e o que não?
É o que vamos descobrir no conteúdo de hoje!
Acompanhe a leitura para saber mais!
Para não nos perdemos, antes de adentrarmos no assunto principal deste post, a terceirização da gestão do e-commerce, é essencial passarmos por alguns conceitos.
Um e-commerce, por exemplo, é a abreviação de comércio eletrônico (ou eletronic commerce), em inglês. Em linhas gerais, por meio dele, você monta uma loja virtual – ou vende pelos chamados marketplaces – e passa a comprar e vender produtos ou serviços pela internet.
Esse modelo de negócio, que, como dissemos anteriormente, não para de crescer em todo mundo, permite a realização de transações comerciais online, com a disponibilização de variadas formas de pagamentos e também de entrega, de acordo com o que o cliente deseja e onde.
Podendo variar, ainda, desde grandes varejistas online, que oferecem uma ampla gama de produtos, como a Magalu, até lojas especializadas, que vendem itens específicos, um de seus maiores diferenciais é estarem acessíveis 24 horas por dia, sete dias por semana.
Isso oferece mais conveniência e comodidade aos consumidores, permitindo que comprem a qualquer momento e de qualquer lugar com acesso à internet.
No geral, um e-commerce pode ser de sete tipos:
Bastante tipos diferentes de e-commerce, não é mesmo?
Você já conhecia todos eles?
Começando a falar um pouco mais sobre o assunto do post de hoje, é essencial entender, também, do que se trata a terceirização de um serviço.
De forma resumida, a terceirização consiste em delegar tarefas internas da sua empresa para outras empresas ou profissionais externos.
E o que pode ser terceirizado quando falamos da gestão de um e-commerce?
Sim, o que parece ser o mais importante dentro das áreas internas de um e-commerce, pode ser terceirizado!
Receber novos produtos e despachá-los, processar pedidos, embalá-los e entregá-los seguindo a rota certa, assim como dar conta de todo o armazenamento e a gestão do estoque pode ser algo cansativo e que leva bastante tempo.
Por isso, muitas empresas apostam no Operador Logístico Terceirizado (3PL).
Dessa maneira, além de reduzir custos operacionais, melhoram a eficiência e se concentram mais nas atividades principais do negócio.
Do gerenciamento das redes sociais, às ações de divulgação on e offline, passando também pelo gerenciamento de leads e pela atualização de blogs e envio de e-mails promocionais, o marketing também é uma área que pode ser terceirizada por um e-commerce.
Neste caso, as principais vantagens consistem em contar com um trabalho mais técnico, realizado, muitas vezes, de forma mais rápida, e que traz retorno a curto, médio e longo prazo.
Ao contratar uma agência, uma equipe ou um profissional especializado de forma externa, o e-commerce ganha também em análises e insights extraídos de relatórios e dados, uma vez que já é de praxe que os profissionais desse segmento estejam olhando para isso mais atentamente.
Para ter um e-commerce, você não precisa tirar a sua loja do zero e criar um site totalmente novo: hoje já existem plataformas prontas, que podem ser terceirizadas e contratadas externamente, e utilizadas para a gestão do seu e-commerce.
A Shopify e a NuvemShop são alguns exemplos de plataformas que podem ser citadas neste tópico.
Além de economizar seu tempo e dinheiro, plataformas como essas contam com profissionais especializados em TI, serviços voltados para hospedagem e backup em nuvem, possibilidade de personalização de design, integração com instituições financeiras e bancos, entre outros.
Com todas essas responsabilidades para dar conta, uma área que não pode ser deixada de lado quando se fala na gestão de um e-commerce é a área fiscal e tributária.
E, felizmente, essa é mais uma área que pode ser terceirizada!
Ao contratar uma assessoria fiscal e tributária externa, você tem todos os detalhes voltados para planejamento financeiro, planejamento tributário, fluxo de caixa, pagamento, cobrança, emissão de notas fiscais, cumprimento de obrigações fiscais perante o Fisco e outros cuidados por uma equipe de especialistas no assunto.
Fora isso, você pode também estar por dentro das principais multas do setor – e evitar pagá-las por erros operacionais internos – e dos benefícios fiscais que Estados de todo o Brasil oferecem visando o aumento da competitividade das empresas e maior geração de renda e emprego.
A decisão de terceirizar a gestão de um e-commerce depende de diversos fatores que variam de acordo com o tamanho do seu negócio, suas necessidades, recursos disponíveis e estratégia empresarial.
Em outras palavras, somente você poderá responder a esta pergunta!
Da mesma maneira que a terceirização traz vantagens como poder se concentrar no que realmente importa, ganhar tempo, reduzir custos e evitar erros que seriam inevitáveis no processo de aprendizagem, a ação também implica confiança, alinhamento de expectativas e uma boa e transparente comunicação com o seu fornecedor.
Se tiver procurando por uma assessoria fiscal e tributária externa para contribuir na gestão do seu e-commerce, lembre-se da B2B Contabilidade.
Especialistas em projetos de implantação e viabilização de benefícios fiscais para diversos segmentos empresariais, com destaque, inclusive, para o e-commerce, atendemos atualmente toda a região Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil.
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