Um dos principais desafios de quem vende na modalidade e-commerce são as dificuldades com as entregas de produtos. Segundo uma pesquisa da Descartes Systems, 67% dos consumidores sofrem com falhas nas entregas de produtos adquiridos através de e-commerces.
Reside aí a importância de parceiros estratégicos em logística para os ecommerces e uma das empresas que mais se destacam nesse setor é o Mercado Livre. Esse marketplace, atualmente, é um dos principais cases no universo do comércio eletrônico, não só na dimensão comercial, mas também na operação logística ligada às entregas de mercadorias.
O processo de logística do Mercado Livre opera centrado no investimento em tecnologia para automatização de processos, em soluções flexíveis tanto para e-commercers como para o consumidor final e na integração entre todos os setores do negócio.
Outra preocupação visível da operação logística da empresa é com a satisfação do cliente e a busca por parcerias que potencializam que atendem aos objetivos de agilidade, confiabilidade e segurança.
Inicialmente, o Mercado Livre era uma empresa focada em cumprir sua função como marketplace, ou seja, fazer a ponte entre ecommerces e clientes através da internet. No entanto, percebendo que as dificuldades de entrega eram responsáveis pela maior parte das queixas dos consumidores, a empresa percebeu uma oportunidade de atuação no ramo logístico e criou o Mercado Envios.
Esse braço da companhia atua na distribuição das mercadorias comercializadas pelo ecommerce. Os principais pilares do funcionamento do Mercado Envios são:
Vamos entender agora como esses pilares proporcionam ao Mercado Envios maior agilidade, capacidade de cobertura até mesmo das áreas mais distantes do país e alta confiabilidade.
O Mercado Livre conta com cerca de 20 centros de distribuição espalhados pelo Brasil. Esses locais contam com total infraestrutura e receberam investimentos em tecnologia para a automatização.
Os centros de distribuição têm uma importância vital para a agilidade das entregas, sobretudo para os e-commercers que aderem à modalidade fulfillment oferecida pelo marketplace, chamada de Mercado Envios Full.
O fulfillment é um conceito baseado na satisfação do cliente e que consiste na otimização de todos os processos relacionados à entrega de uma mercadoria, com o objetivo de que ela seja entregue no menor prazo possível.
O Mercado Envios Full é o serviço fulfillment do Mercado Livre, no qual a empresa assume a tarefa de recolher, armazenar, separar, embalar e despachar as mercadorias.
No entanto, o lojista também pode optar por enviar sua mercadoria aos centros de distribuição por conta própria, ou recorrendo ao serviço de terceiros.
Seja para coletar mercadorias com vendedores de e-commerce, seja para finalizar as entregas para os consumidores finais, a frota própria do Mercado Livre é outro importante diferencial da atuação da empresa como operador logístico.
No entanto, a frota do Mercado Livre não é composta apenas por veículos automotores, como carros, motos e vans. Ela conta também com caminhões e até mesmo aeronaves cargueiras.
Atualmente, são cerca de 10 aviões voando a serviço da empresa, para agilizar as entregas de encomendas em todo o Brasil.
Algumas dessas aeronaves são os Boeing 737-800BCF que, em parceria com a companhia aérea GOL, foram convertidos de aviões de passageiros para cargueiros e plotados com a identidade visual do Mercado Livre.
Além disso, o Mercado Livre também conta com parcerias logísticas com a empresa aérea Azul, líder na aviação regional brasileira e que tem em sua frota os aviões ATR 72-600, capazes de pousar em pistas menores, de aeródromos do interior do Brasil.
Tudo isso confere aos serviços logísticos do Mercado Livre grande agilidade ao mesmo tempo em que não perde a capilaridade, a capacidade de chegar de forma veloz mesmo em localidades distantes das grandes capitais brasileiras.
Uma das coisas que os consumidores mais prezam é ter opções que se encaixem às suas necessidades. Uma forma encontrada pelo Mercado Livre para ampliar o leque de serviços é a possibilidade de o consumidor retirar as mercadorias em um ponto físico.
Normalmente, com essa opção, o frete fica mais barato e ela se adequa, por exemplo, às pessoas que moram sozinhas e passam muito tempo do dia fora de casa. Ao marcar a retirada em um ponto de entrega, esse consumidor não vai passar pelo contratempo que é a encomenda chegar, mas não ter ninguém em casa para recebê-la.
Normalmente, esses pontos de retirada são comércios espalhados pelos centros comerciais ou mesmo pelos bairros das cidades brasileiras. Atualmente, existem mais de 10 mil pontos de entrega do Mercado Livre espalhados pelo Brasil.
A operação no modal aéreo fornece agilidade ao serviço de entregas do Mercado Livre, permitindo que as mercadorias vençam grandes distâncias, em um país continental como o Brasil, em apenas um dia.
Graças ao grande volume de vendas registradas em sua plataforma, o Mercado Livre consegue manter a viabilidade da operação das aeronaves. São cerca de 7 milhões de produtos entregues pela empresa todos os meses.
Questões relacionadas à entrega são as principais reclamações de consumidores de ecommerce e podem representar um atalho para o sucesso ou para que os negócios enfrentem dificuldades.
Optar por fornecedores de soluções logísticas com grande experiência e com resultados sólidos, como o Mercado Livre, pode ajudar os ecommerces e alcançar o sucesso. Vale lembrar que a plataforma ainda oferece recursos amplamente conhecidos de marketplace, sendo uma das mais fortes marcas nesse ramo em toda a América Latina.
Em e-commerce, tão importante quanto escolher corretamente o parceiro logístico para as entregas das mercadorias, é estar bem informado e assessorado sobre benefícios fiscais que podem reduzir a carga tributária das empresas.
A B2B Contabilidade é uma consultoria contábil especializada na gestão de benefícios fiscais para empresas e o e-commerce é um dos setores que podem se beneficiar de isenções oferecidas pelos governos do estados.
Ao menos três estados contam com programas de renúncia fiscal que podem ser aplicados a e-commerces: Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina.
Para o empresário recomendamos conhecer melhor essas iniciativas e contar com a B2B Contabilidade na gestão de benefícios fiscais.
Fale conosco pelo WhatsApp